06 FEV 2015
Chico Franco conta um pouco do que viveu em Nhandeara
Francisco Franco Filho, popular Chico Franco, nasceu em 01 de fevereiro de 1931, em Catanduva-SP, completou no último domingo, dia 1 de fevereiro, 84 anos, conta que só nasceu em Catanduva, mas sempre viveu em Nhandeara, pois seus pais já moravam no município desde 1927, fazendo parte de uma das famílias fundadoras de Nhandeara. A família Franco já havia comprado terras antes mesmo da fundação da cidade, quando tudo ainda era só mata.

Chico Franco cresceu numa família de 12 irmãos, ele é o caçula, viveram o crescimento de Nhandeara e região, trabalhou nas terras da família plantando café, criando gado, cavalo, foi boiadeiro, levava boiada, para toda a região a cavalo, nesta época não tinha caminhão de boi para transportar.

Em 1949, casou-se com Maria de Camilo Franco, com quem teve 4 filhos, Antonio Carlos, Edemilson Francisco, Carlos Aparecido e Silmara de Cássia, tem 12 netos e 8 bisnetos.

Até 1959 morou no sítio, sendo que em 1960 mudou-se para a cidade já com três filhos homens, para que os meninos pudessem estudar. A filha nasceu quando já moravam na cidade, mesmo assim continuou a trabalhar no sítio. Conta que ajudou na construção do hospital de Nhandeara, junto com Elson Tirapelli, Cônego Domingos, Saad Abib e mais colaboradores, fez parte da diretoria do primeiro recinto de Nhandeara em que o Dr. Macaubinha era o presidente e também ajudou o prefeito Dr. Laci na construção do recinto de exposição Indalécio Ayub, tudo como voluntário, pois sempre gostou de rodeio.

Chico Franco, junto com seu amigo Luis Pequeno, que morava na fazenda Soubhia, foram os maiores laçadores em Festa de Peão desta região. Contou que castrou muitos bois em sua vida, no seu próprio sítio, para o Bibo Soubhia, Antonio Cabrera, Antonio Thomé, Geraldo Mano e mais alguns que nem lembra. Por ser bom no laço era muito procurado para isso. Pena que com as instalações das usinas de cana-de-açúcar na região, hoje tem poucas pastagens, o que diminuiu muito o rebanho de bovinos, equinos e demais criação.

Atualmente continua morando nesta cidade em sua casa, com sua esposa Maria de Camilo Franco, que vive sempre movimentada com a presença dos filhos, do genro, noras, netos, e bisnetos.

Para finalizar conta que o segredo da vida é fé em Deus, honestidade, trabalho e o amor ao próximo.