20 MAI 2013
Plantio Direto na região de Nhandeara
O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista na qual procura-se manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade proteger o solo do impacto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica.

Existem diversos sinônimos ou termos equivalentes para plantio direto: plantio direto na palha, cultivo zero, sem preparo, cultivo reduzido, entre outros. Efetivamente, poderia considerar-se o plantio direto como um cultivo mínimo, visto que o preparo do solo limita-se ao sulco de semeadura, procedendo-se à semeadura, à adubação e, eventualmente, à aplicação de herbicidas em uma única operação (dessecação antes do plantio).

A Casa da Agricultura de Nhandeara tem prestado assistência técnica e acompanhamento a dois produtores locais, que realizaram o plantio direto. Um desses produtores é o Sr. Waldomiro Meneguini, de Sebastianópolis do Sul, que realizou, no final do mês de Fevereiro/2013, o Plantio Direto de cerca de 12,10 ha de milho safrinha, tendo a assistência das Casas da Agricultura de Nhandeara e de Sebastianópolis do Sul.

O outro produtor, de Nhandeara, é o Sr. Antonio Márcio Rodante, que plantou, em meados de Abril, uma área de 5,00 ha de sorgo, contanto com a orientação e serviços da Casa da Agricultura e Patrulha Agrícola Municipal de Nhandeara.

Fonte: Casa da Agricultura de Nhandeara